geopntello

geopntello

sábado, 30 de julho de 2016

Canadá


O Canadá é um país rico em recursos minerais, com agricultura, indústria e economia muito ligadas aos Estados Unidos.

Território e população

Uma das características marcantes do Canadá é a desproporção entre sua população de 34 milhões de habitantes e o tamanho de seu território, que é o maior da América e o segundo maior do mundo, com cerca de 9.984.670 km2. Em virtude disso, o Canadá é pouco povoado e é um dos poucos países abertos à imigração.

A maior concentração populacional no país encontra-se ao longo da fronteira com os Estados Unidos, onde o clima é mais favorável à fixação humana. A região dos Grandes Lagos e o Vale do Rio São Lourenço são as áreas mais densamente povoadas, abrigando cerca de 62% da população total. Nesses locais, as densidades demográficas ultrapassam 200 hab./km2. As cidades mais populosas são Toronto, Montreal, Quebec e Ottawa, a capital do país.
O norte do território canadense, onde ocorrem os climas mais frios, é muito pouco povoado. A densidade demográfica nessa região chega a ser inferior a 1 hab./km2.

Imigração e qualidade de vida

O Canadá tem baixo crescimento vegetativo e enfrenta problemas deescassez de mão de obra. Para superá-los, na década de 1990 o governo ofereceu algumas facilidades para intensificar a entrada de imigrantes. Com isso, cerca de 1 milhão de pessoas migraram para o Canadá, atraídas pelas oportunidades de trabalho e pelo elevado nível de vida.

Nos últimos anos, os candidatos à imigração têm precisado satisfazer diversas exigências, visto que o governo canadense dá preferência aos profissionais qualificados em áreas nas quais necessita de mão de obra.

Em 2013, o Canadá ocupava a décima primeira posição no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), com um índice muito elevado (0,911).

Etnias

Os descendentes de franceses e, principalmente, de britânicos formam a maioria da população canadense. Outros grupos de europeus, além de indígenas, inuítes, imigrantes asiáticos e latino-americanos, completam a composição étnica do país.
Economia

A economia do Canadá é marcada pela intensa extração de recursos naturais, pela agropecuária moderna e altamente produtiva e pela industrialização dependente da economia dos Estados Unidos.
Recursos naturais

O subsolo canadense é rico em recursos minerais, como urânio, cobre, ouro, chumbo, zinco, ferro, petróleo, gás natural e carvão mineral. O Canadá tem as terceiras maiores reservas mundiais de petróleo e gás natural, além de grandes jazidas de carvão.

O relevo montanhoso a oeste favorece a produção de energia hidrelétrica, que constitui 60% da energia elétrica do país.

A exploração da taiga, vegetação nativa de grande parte do país, o torna o maior produtor mundial de papel e celulose. Atualmente, a extração da madeira é feita em áreas reflorestadas, com técnicas e equipamentos modernos.

Fonte: http://www.moderna.com.br/geografia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lapinha da Serra