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segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Av 3ª Etapa

Os gêmeos uniram reciclagem, economia e conforto térmico numa só ideia! 

Olha a criatividade dos irmãos gêmeos Gabriellen e Diego de Vasconcelos, de 17 anos: eles estavam preocupados tanto com o calor como o destino das embalagens TetraPak. Então, lembraram-se de uma história que escutaram quando eram crianças, de um homem que não precisava usar ventilador por conta das caixas de leite no telhado. E aí tiveram a ideia de colocar essas embalagens sobre as telhas de casa, e assim diminuir o calor dentro dela. Eles também tiveram o apoio da mãe deles, que é professora de Química. “Minha mãe deu uma aula sobre telhados que eram feitos com caixa de leite, mas eram muito caros”, descreve Gabriellen. Gabriellen e Diego são estudantes do Instituto Federal do Ceará, de Aracati, cerca de 150 quilômetros de Fortaleza. Os irmãos apresentaram o plano na feira de ciências da região, que seria utilizar caixas de leite nos telhados e, assim, refletir a luz solar, de forma a reduzir as temperaturas nos lares pelo Brasil. Os jovens estudantes contaram com a ajuda dos professores Sabino, de Matemática, e Carina, de computação, para finalizarem o projeto. Apesar do potencial, a ideia ainda não foi colocada em prática, mas Gabriellen garante que funciona. “Não temos resultados, apenas previsões com base em pesquisa”, diz a estudante. Outro fator positivo, segundo os gêmeos, é que a utilização das caixas contribui na economia da conta de energia. Essa é a primeira ideia de Gabriellen e Diego sobre conscientização ambiental, mas os dois gostam do assunto e querem seguir no caminho para ajudarem mais ainda o planeta. Diego diz que pretende cursar geografia, gestão ambiental ou engenharia ambiental. Gabriellen ainda não decidiu qual curso vai escolher; porém, a certeza é que continuará cuidando da natureza. Esta é ou não é uma história inspiradora?

Disponível em:. Acesso 09 novembros 2018. 1) 

De acordo com o texto “[...]a utilização das caixas contribuiu na economia da conta de energia” dessa forma, entende-se que a Reutilização é uma ação que significa: A) Pertencer a um coletivo, identificando uma ação ou movimento político, tendo os direitos garantidos pelo Estado, em modificar o material a ser descartado. B) Fazer com que o item não seja transformado em um novo produto, mas ser reaproveitado em diversas outras possibilidades de uso, combatendo o desperdício. C) Organizar sua vida na atuação em grupo a partir da indiferença ao bem-estar social ou comunidade organizada, garantindo assim a instabilidade da coleta seletiva e do indivíduo. D) Atender a ideia central em transformar em algo novo, ou seja, inserir o material em um novo ciclo de produção. Isso subentende o reprocessamento de um item com o intuito de produzir um outro produto útil. 

Os conceitos de reciclagem e reutilização de resíduos ainda geram muitas dúvidas no que diz respeito à sua diferença, porém, entende-se que a Reciclagem é uma ação que significa: A) Transformar o produto em algo novo. Assim, a meta aqui é “re-ciclar”, ou seja, inserir o material em um novo ciclo de produção. Isso subentende o reprocessamento de um item com o intuito de produzir um outro produto útil. B) Adotar um regime de governo em que as pessoas têm a oportunidade e o poder de participar das importantes decisões políticas de coletas seletiva. C) Aplicar a vontade da minoria, indiferente do respeito aos direitos de cada pessoa e dos grupos que são maiorias institucionais na reciclagem dos produtos. D) Servir ao povo, para que o país funcione bem, sendo necessário cuidar do patrimônio público municipal. 

Para que o projeto dos “gêmeos” funcione da melhor forma possível, é preciso fazer mais do que usar a criatividade, é necessário pensar em sustentabilidade. A coleta seletiva faz parte desse processo, por isso é necessário compreendê-la como: A) Ação de recolher os resíduos separadamente conforme a sua composição ou constituição para ser reutilizado ou reciclado. B) Atitude socioambiental, que apoia as ações consumistas que tenham a maior influência política e econômica de sua preferência. C) Alterações socioambientais realizadas na sociedade por medidas econômicas, no advento da modernidade. D) Mudança de comportamento habitual dos jovens, na qual eles ocupem uma posição de centralidade ambiental. 

Explique de que maneira a seca interfere na vida das pessoas que vivem no interior da Região Nordeste do Brasil. 
Determine porque o desenvolvimento de algumas atividades econômicas está causando sérios problemas ambientais na Região Centro-Oeste do Brasil. 
Cite 5 (cinco) principais fatores que contribuíram para o processo de urbanização da Região Sudeste do Brasil. 
Explique a importância dos povos imigrantes no processo de colonização da Região Sul do Brasil. 
É possível apoderar aos jovens uma posição de centralidade no Brasil? Justifique sua resposta. 
Explique porque o Brasil é um país com grandes contrastes sociais. 

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