geopntello

geopntello

terça-feira, 9 de junho de 2015

Como fazer um projeto de pesquisa.


Projeto de pesquisa é um trabalho científico em que se organizam as diversas etapas de uma proposta teórica, a ser formulada a respeito de determinado assunto. Sua característica principal é o desenvolvimento do processo de análise de uma proposta teórica prévia, que poderá ser validada ou não.
A formulação de um projeto de pesquisa exige requisitos prévios. Sequencialmente, estes podem ser: o pesquisador deve ter conhecimentos em profundidade sobre a área que pretende pesquisar; em segundo, precisa definir o assunto que abordará na sua atividade de pesquisa; em terceiro, deve conhecer a tipologia de raciocínios que aplicará sobre o assunto, para que sejam geradas as hipóteses que serão desenvolvidas na investigação sistemática dos fatos pesquisados.
Etapas de desenvolvimento do projeto.
Uma vez definida a proposta de trabalho, seguem-se as etapas, que podem ser sintetizadas em duas grandes vertentes: a pesquisa de fontes bibliográficas e a análise e seleção do material de pesquisa coletado.

Identificação de fontes documentais.

Considera-se documento a fonte que contém informações fundamentais sobre a proposta de trabalho: documentos audiovisuais, documentos cartográficos e textuais.
Entre os textuais: livros, jornais, revistas, internet.
O processo de conhecimento é o resultado de informações reunidas e devidamente combinadas. Sabe-se que a informação se classifica em verbal e não verbal, importando à comunicação do conhecimento humano a informação verbal, para a qual o homem inventou e desenvolveu métodos de produzir, reunir, classificar, armazenar e reproduzir documentos.

Análise e seleção do material de pesquisa coletado.
Essa etapa depende diretamente dos atos de ler e organizar o material obtido após a leitura. Saber estudar é saber ler. Diante dos seguintes questionamentos o que ler? Como ler?
Ler é apreender as ideias contidas numa fonte documental, conseguindo o leitor, pelo ato da leitura, evidenciar o sentido daquilo que leu. Evidenciar o sentido da fonte consultada.
Formulação do projeto de pesquisa.

Estrutura geral: introdução, dados (evidências), metodologia (forma de construção do texto), cronograma, orçamento (é possível?), bibliografia.

O título do projeto deve refletir, o mais aproximadamente possível o propósito da pesquisa.
De um modo geral, as linhas mestras são as seguintes: expor com clareza e de maneira amarrada e cronológica o que se obteve da literatura consultada e que seja mais significativo para justificar a pesquisa; baseando-se nesses dados, deixar bastante clara a hipótese do trabalho e sua importância; deve-se concluir com a exposição do objetivo que se pretende atingir com a pesquisa a ser realizada.

Dados e metodologia.

Quanto a metodologia, pode-se sintetizar o conceito de pesquisa como uma atividade que busca a solução de um problema; para que o problema possa ser solucionado, vários caminhos se oferecem ao pesquisador, entre eles a escolha da metodologia a ser utilizadas e de técnicas a serem aplicadas.
Método é o caminho através do qual se busca atingir alguma coisa: no caso da pesquisa, o método é um dos caminhos para a solução do problema.

Método comparativo – estabelece procedimentos de comparação entre elementos, para evidenciar-lhes as semelhanças e/ou as diferenças;

Método de estudo de caso – dedica-se a descrição minuciosa de um caso, ou teoria.

Método estatístico – faz de procedimentos estatísticos, para a interpretação dos dados analisados.

Como um prolongamento dos métodos, encontram-se as técnicas, que são o conjunto de processos usados para a obtenção de dados.

Técnica de entrevista – obtida através de questionários ou por formulários.

Técnicas de testes – é a utilização de instrumentos padronizados com a finalidade de obtenção de dados específicos e quantitativos.

Técnicas de pesquisa de mercado – alcançar informações organizadas e sistemáticas sobre o mercado, a fim de que sejam minimizadas as margens de erro.

Métodos e técnicas, usados em conjunto, adequadamente, resultam em uma atuação positiva para o pesquisador.

CRONOGRAMA
Para organizar um cronograma, deve-se calcular o tempo, que vai ser gasto em cada etapa do projeto.
Todas as atividades devem ser previstas, inclusive a elaboração dos relatórios parciais e finais.

ORÇAMENTO
Tudo o que for necessário à execução do trabalho deve ser relacionado no orçamento.

BIBLIOGRAFIA
Deve ser relacionada no final do projeto de pesquisa.


Como fazer um projeto de pesquisa/ Martha de Oliveira Guerra, Nancy Campi de Castro. 5. Ed. Juiz de Fora: EDUFJF, 2002. 50 p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lapinha da Serra